João Coveiro um Personagem de Caruaru



João Coveiro


                                                 Dé, João Coveiro e Luciano da serestra

        João Ferreira dos Santos, por esse nome poucos são os que conheceriam João Coveiro, muito conhecido em Caruaru por na época de 60, 70 e 80 ter um Bar com o seu nome na rua Barão de Caruaru, mais precisamente no número 214, no bairro do Salgado. Hoje com 90 anos de idade e muito lúcido visita nossa cidade pra retornar para a cidade Jandira na região metropolitana de São Paulo, próximo à Osasco, onde mora com um seus filhos que não foram poucos, 23 como ele diz.
        João Coveiro conta que seu apelido se deu por está de lado de um cemitério em Caruaru, altas horas com uma pessoa quando o delegado cidade chega e o aborda perguntando seu nome, ele responde que seu nome é João, então o delegado retrucou-lhe dizendo João Coveiro e daí até hoje ficou esse apelido. 
      Em seu bar frequentaram pessoas ilustres, como Jacinto Silva, Del do Baião, O trio Nordestino, Ovelha, Coroné Ludugério, entre outros. Pessoa muito carismática, também, trabalhou na fábrica de caroá por 29 anos, e por lá se aposentou. Várias foram as homenagem a ele, Léo Domingos canta A Soberania do Salgado em que seu nome é lembrado e A fabrica de caroá. Valmir Silva em uma de suas músicas também o faz homenagem.