SÃO JOÃO DE CARUARU 2015

Prefeitura de Caruaru divulga os homenageados do São João 2015


  



O São João está cada vez mais perto de ser realizado e a cada nova notícia, bate aquela vontade de sair cantarolando e dançando o velho e bom forró. Pois é! Ainda estamos em meados de abril, mas os caruaruenses não falam em outro assunto: é São João para cá, São João para lá.

A curiosidade é grande, e para deixar a massa forrozeira com mais vontade ainda de curtir o arraial de 2015, a prefeitura resolveu antecipar os nomes dos homenageados deste ano. Os escolhidos foram o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (in memorian), o músico Heleno dos 8 Baixos e o ceramista mestre Manuel Eudócio.

"É muito bom poder anunciar estes nomes. Cada um teve e ainda tem um significado muito grande para a história de nossa cidade e cada um contribuiu grandiosamente para o desenvolvimento artístico e cultural desta terra. O São João de Caruaru e esta cidade devem muito a esses três grandes nomes de Pernambuco", comemora a presidente da Fundação de Cultura, Lucia Lima.

MANUEL EUDÓCIO RODRIGUES
 - Nasceu no Alto do Moura, em Caruaru, no dia 28 de janeiro de 1931, e continua morando no vilarejo até hoje. Criado por sua avó materna, que era louceira, deu seus primeiros passos artísticos ainda involuntariamente fazendo bonequinhos de barro, assim como Vitalino, que eram vendidos nas feiras da época.

Suas primeiras peças, assim como as de tantos outros artesãos do Alto do Moura, foram: bois, cavalos, vacas. As peças negociadas também serviam como brinquedos para a molecada que não tinha condições de comprar um carrinho, uma bola.

Aos 17 anos, iniciou efetivamente  sua vida de artesão e com a ajuda do mestre Vitalino aprimorou técnicas e desenvolveu traços únicos e marcantes. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente, em especial no Rio de Janeiro, São Paulo e na Bahia.

No exterior, mestre Eudócio conquistou uma clientela fiel, principalmente na Alemanha, França, Portugal e Estados Unidos. Sua principal marca é a utilização de máscaras e nariz vermelho, remetendo a palhaços e papangus.

Em 2002, o artista tornou-se Patrimônio Vivo de Pernambuco. Já no ano de 2005, foi homenageado com uma exposição individual – Manuel Eudócio: Patrimônio Vivo, realizada na Sala do Artista Popular do Museu do Folclore do Rio de Janeiro. Este ano, além se ser o homenageado das artes plásticas, mestre Eudócio terá uma outra atribuição: ele será o representante das artes figurativas que este ano completam 100 anos de atividade e será tema do São João 2015.

HELENO DOS 8 BAIXOS
 – Heleno Veríssimo de Morais nasceu no ano de 1960 no sítio Boqueirão, em Ibirajuba, que fica a 40 km de Caruaru. Durante sua infância, trabalhou na agricultura com seus irmãos. Já com 15 anos, mudou-se para São Paulo. Na capital paulista, tornou-se afinador de sanfonas e graças a essa aptidão passou a ser procurado por sanfoneiros de todo o Nordeste.

Em 1975 resolveu
 INVESTIRhttp://cdncache1-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png na carreira artística. Dois anos depois veio para Caruaru onde entrou de vez no universo musical. Pouco depois foi convidado por Luiz Gonzaga para realizar uma turnê e percorreu vários municípios brasileiros.

Em 1991 foi indicado ao Prêmio Grammy. Em 1992 lançou um CD na Alemanha com Duda de Passira. Em 1996 lançou o seu primeiro trabalho solo. Heleno já fez apresentações na Suíça, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Venezuela, Bolívia, Áustria e Japão.

Entre os trabalhos de Heleno, destacam-se:
1999 – Forró da vaquejada
1996 – O beijo da morena
1992 – Heleno dos 8 Baixos e Duda da Passira
1991 – Brasil Forró – Coletânea

EDUARDO CAMPOS
 – Eduardo Henrique Accioly Campos, filho do poeta e cronista Maximiniano Aciolly Campos e da ministra do Tribunal de Contas da União Ana Arraes de Alencar, nasceu na capital pernambucana Recife, no ano de 1965. Desde muito jovem apresentou interesse pela política, graças ao seu avô Miguel Arraes de Alencar. Aos 16 anos ingressou na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde cursou Ciências Econômicas. Campos iniciou sua trajetória polícia muito cedo.

Foi secretário da Fazenda do Estado, deputado estadual, federal, e o mais jovem ministro da história à frente do Ministério de Ciência e Tecnologia. Também foi governador de Pernambuco em dois mandatos, quando teve mais de 80% de aprovação.  Em 2014 foi candidato à Presidência do país, mas a disputa foi interrompida com um trágico acidente aéreo que culminou com a morte de Campos e de mais seis pessoas que estavam na aeronave.

Entre as ações importantes conduzidas por Eduardo em Caruaru podem-se destacar: implantação da UPA 24h, UPAE, Hospital da Mulher, Hospital Mestre Vitalino, duplicação da BR-104 e convênio de R$ 10 milhões para a desapropriação do terreno para transferência da Feira da Sulanca. Eduardo Campos foi um frequentador assíduo do São João de Caruaru e incentivador dos festejos juninos do Estado.


Fonte: https://www.caruaru.pe.gov.br/noticia/17/04/2015/homenageados-do-sao-joao-2015-sao-divulgados.html